Mesmo com aplicativos para o celular, ter uma calculadora em casa é muito prático e comum, agilizando os cálculos domésticos de menor complexidade. Porém, quando ingressamos em estudos matemáticos e no mercado de trabalho nos deparamos com outros modelos de calculadoras e podemos ficar confusos com suas funcionalidades.
Você sabe a diferença entre calculadora financeira e científica? Você sabia que existem outros modelos de calculadora profissional? Aliás, não são apenas os matemáticos que se beneficiam de todas as vantagens que esse instrumento traz. Saiba como utilizá-la para facilitar a sua rotina e ganhar mais tempo para descansar a mente.
Quem precisa de calculadora científica
A calculadora científica é uma ferramenta muito utilizada pelo meio acadêmico. Muitos estudantes passam a usá-la já no Ensino Fundamental ou Médio. Apesar do nome, esse é um modelo muito comum que pode ser utilizado pelo grande público com facilidade para cálculos que não envolvem matemática financeira.
Mas entre as calculadoras científicas também existem variações que podem ser observadas pelo número de funções disponíveis. Calculadora científica em geral possui 58 funções e alguns modelos podem conter mais de 400 funções.
Elas são úteis para profissionais que lidam diariamente com ciências matemáticas, física, química, engenharia, entre outros setores que exigem o domínio de fórmulas matemáticas podem nos ajudar cálculos de frações, expressões numéricas, logaritmos, etc.
Como usar calculadora financeira
A calculadora financeira é usada principalmente por empresas e estabelecimentos comerciais em geral. Esse modelo exige um pouco mais de atenção em relação a calculadora científica.
A calculadora financeira é programada no modo RPN (Notação Polonesa Reversa), inventado em 1950 pelo cientista australiano Charles Hamblin. Apesar de minimizar erros de computação automática ou manual, esse módulo requer alguns passos “extras” para concluir os cálculos, como, por exemplo, colocar os algarismos entre aspas, apertar “enter”, incluir a operação e adicionar um novo número ou expressão numérica entre aspas. Observe a sequência: “10”, “enter”, – “5”, “enter”, =.
Por que usar calculadora com impressora
Já a calculadora com impressora é um instrumento que tem beneficiado profissionais de ciências contábeis, comerciantes e departamentos financeiros. A partir da impressora acoplada, podemos visualizar e ter todo o registro das operações matemáticas em papel de forma rápida e simplificada.
A calculadora com impressora e uma ferramenta essencial para pequenas empresas e microempreendedores que não possuem todas as suas funções e material de trabalho digitalizados.
Como escolher a sua calculadora profissional
O uso da calculadora profissional permite aumentar a produtividade, economizar tempo, evitar erros de cálculos e ter maior controle financeiro e de registros comerciais. Pode ser utilizado por profissionais de contabilidade, finanças, que lidam com ações, imposto de renda, emissão de notas fiscais, bancos, lotéricas, comércio, câmbio de moedas, estudantes de ciências exatas e muitos outros.
Para encontrar a sua calculadora profissional que mais se adapta ao seu dia a dia visite a loja online da Escritório Total e entre em contato com o time de atendimento para tirar todas as suas dúvidas. A compra pode ser feita direto pelo site e você recebe o produto no endereço da sua preferência.